terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pão de Queijo Mineiro


Olá minhas lindas, tudo bem?

Na passada 5ª feira fui jantar ao restaurante Marbelo na Madalena, em Gaia, e fiquei deliciada com uma das entradas que nunca tinha provado: Pão de Queijo Mineiro.

Estive a pesquisar na internet a receita para poder fazer em casa e encontrei esta:

Ingredientes:
  • 1 embalagem de polvilho azedo (à venda nos hipermercados, na zona das farinhas; cuidado que também há do doce!) - farinha de mandioca;
  • 1 medida (copo) de leite;
  • 1 medida de óleo;
  • 2 ou 3 ovos;
  • queijo parmesão – 80 a 100g (o pão de queijo deve ser preparado com queijo de Minas, mas como aqui é um pouco difícil de encontrar, recorremos ao parmesão);
  • 1 colher chá bem cheia de fermento em pó;
  • sal q.b.
Preparação:

Numa panela, leve ao fogo leve o leite e o óleo até levantar fervura. Desligue e deixe arrefecer um pouco.
Num recipiente grande, misture o polvilho, o sal e o fermento. Deite o leite e o óleo em fio, mexendo bem, para incorporar e não deixar grumos. Bata até ficar relativamente homogéneo (nesta fase nunca fica muito, não se preocupem). Consoante a consistência da massa e o tamanho dos ovos, incorpore, um de cada vez, 2 ou 3 ovos. A massa não deve ficar demasiado líquida. Pensem que vai ter de ser trabalhada à mão e que o único ingrediente que falta – e que dará alguma liga – é o queijo. Por último, junte o queijo. Amasse como massa de pão, numa bancada, até estar, agora sim, homogénea e elástica.
Faça bolinhas com a massa e ponha-as num tabuleiro de forno – não é preciso untar, o óleo da massa encarrega-se disso. Leve a forno médio (160ºC) até estarem com o rabo dourado. Não deixem dourar demasiado por cima porque tendem a ficar borrachosos.


pao-de-queijo-iii.jpg


Se ficarem tão gostosos como os que eu comi... humm!!! Alguma de vocês já experimentou?


8 comentários:

  1. super delícia mesmo!!

    Belo blog!
    Vou seguir :)

    Ah! Tenho sorteio, participa **

    xoxo,
    Ivânia diamond*

    ResponderEliminar
  2. Nos supermercados já existem uns feito que é só por no forno e são óptimos! :D

    ResponderEliminar
  3. Ivânia Santos (Diamond): Obrigada! Também já estou a seguir o teu blog.

    Cindy: Se tiveres mão para a cozinha, experimenta em casa, parecem ser fáceis de fazer.

    Make Time For Beauty: Uma amiga da minha mãe que também estava lá no jantar disse-me o mesmo, só que achou que os de supermercado em nada tinham a haver com aqueles, que não eram tão bons. Mas se dizes que são óptimos, também vou experimentar!

    Beijinhos a todas!!!

    ResponderEliminar
  4. Oiieesss achei uma graxita seu blog e ja estou seguindo ^^ e adoroooo paozim de queijo... hummmm hihihi

    passa lá tbm: ^^
    http://dannysbe.blogspot.com/

    kisss =**

    ResponderEliminar
  5. Olá Danny!
    Ainda bem que gostaste! Claro que passo por lá.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o blog,maravilhoso e já estou te seguindo.
    Rogerio Rinaldi designer de jóias e acessórios.
    http://sbrincos.blogspot.com/
    São Paulo - Brasil
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Rogério. Também vou seguir o seu :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Agradeço desde já os vossos comentários. Tentarei responder a todos brevemente.