quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tratamentos alternativos do acne


Olá meninas!

Hoje decidi criar um post sobre tratamentos alternativos do acne; penso que existe pouca informação disponível por isso vou fazer um apanhado de algumas plantas e suplementos alimentares que podem ser utilizados no tratamento desta patologia, sozinhos ou em conjugação com tratamentos orais químicos (à base de retinóides e que muitas vezes são nocivos para a nossa saúde). O acne deve ser tratado não apenas por fora, com a utilização de dermocosméticos, mas em casos moderados a graves devemos recorrer também à ingestão de fármacos/suplementos benéficos para reduzir ou eliminar os sintomas desta efermidade.

Além da ingestão de suplementos, deve-se seguir uma dieta equilibrada, em que a pessoa deve evitar o álcool, produtos lácteos, consumo de tabaco, cafeína, açúcares, fast-food e alimentos ricos em iodo, um mineral que parece contribuir em grande medida para o aparecimento do acne.

Recomenda-se suplementos com plantas que potenciam a limpeza e purificação do sangue; estas plantas reforçam a acção do fígado e dos rins, favorecendo a desintoxicação e excreção de substâncias nocivas do organismo. Entre elas temos a tintura da raíz de Taráxaco (também conhecido como Dente de Leão) e a raíz de Bardana, que se pode comprar fresca nas lojas de alimentos naturais ou nos mercados asiáticos e pode ser adicionada a saladas.
Caso não encontrem, podem sempre optar por consumir sob a forma de infusão pois a planta seca é comercializada em ervanárias, dietéticas e hipermercados, ou cápsulas. Já utilizei (externamente!) um sabão à base de Bardana, que um amigo meu que trabalhava no Terra Pura do Amoreiras em Lisboa me ofereceu e achei que era excelente para regular a secreção sebácea, convém salientar que a Bardana aplicada externamente possui propriedades antibacterianas; contudo era um pouco agressivo para a minha pele sensível e ofereci a uma amiga da minha mãe que adorou.

Outras ervas também utilizadas são o Trevo-Comum, com o qual se faz uma infusão se saber agradável e que pode ser consumida sem limitações, a semente de Cardo-Mariano, utilizada sobre a forma de tintura ou moída e combinada com cereais e outros elementos, a Equinácea e a Hidraste. Esta última é especialmente útil para solucionar os quadros subjacentes de toxicidade intestinal. Volto a dizer, podem sempre consumir através de infusão ou cápsulas.

Os remédios herbáceos que são utilizados na medicina tradicional chinesa para a acne incluem a semente de Cnidium e a flor de Madressilva; recomenda-se também suplementos com nutrientes como ácidos gordos essenciais, complexo vitamínico B (presente na levedura de cervaja), zinco, vitamina A, betacaroteno e crómio.

A toxicidade intestinal pode contribuir para o aparecimento do acne e deve corrigir-se. Devem tomar-se Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus bulgaricos na forma de iogurte ou em cápsulas para manter o equilíbrio correcto da flora intestinal. A Hidraste pode utilizar-se para eliminar bactérias tóxicas.

Deve identificar-se os alimentos alergénicos e retirá-los da dieta. A fibra dietética, como a aveia e os farelos de trigo, o feijão, as frutas e os vegetais e as suas cascas, e a semente de Zaragatoa devem aumentar-se na dieta. A fibra favorecerá a eliminação de toxinas e transpotá-las-á através do cólon até à sua excreção.


Costumo tomar estas pastilhas para chupar à base de Lactobacillus (eles aconselham tomar 3 mas como é só para manter a flora intestinal saudável, tomo apenas1). Este produto encontra-se à venda em farmácias e parafarmácias.


São cubinhos para mastigar e são excelentes para desintoxicar o organismo (costumo comer meio cubinho dia sim, dia não), para quem come pouca fruta como eu, é o ideal. Pode ser adquirido em farmácias, parafarmácia, dietéticas e ervanárias.

Cereais de aveia com leite frio, antes de ir para a caminha ou de manhã.

Os suplementos/plantas que indiquei podem ser adquiridos em algumas farmácias e parafarmácias, ervanárias e dietéticas (Em Forma, Celeiro-Dieta, Terra Pura...).



Fonte: Manual de Medicinas Complementares, Oceano.

1 comentário:

  1. ola...

    bem visitei pla pmeira x u teu blog agora ...
    se kiseres paxa no meu blog tenhu la um sorteio ....


    bjinhus

    ResponderEliminar

Agradeço desde já os vossos comentários. Tentarei responder a todos brevemente.